quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Escravidão pela Imagem


Por que alguns magistas simplesmente não consiguem aceitar Jesus Cristo?

Em uma primeira análise, isso deve-se ao fato deles olharem somente para a imagem de Jesus, esquecendo-se de suas obras. Ele, naquela época, tentou reformar alguns conceitos do judaísmo; tirar o ranço que impregnava aquela religião. Não desejava criar uma outra, queria apenas extirpar a idolatria e mostrar o real sentido da religião, que é o de religar-se ao uno.

Hoje em dia, para muitos, não importa mais o que dizem, mas sim quem diz.

Exemplificando: existem situações em que numa conversa fulano fala que alguém disse tal coisa, então beltrano pergunta quem disse. Fulano fala que foi cicrano e então beltrano replica – bem, se foi cicrano quem disse é porque deve ser verdade. Outras situações, quando beltrano fica preso a uma idéia e fulano não consegue alertá-lo de seu erro, ele recorre ao cicrano e diz – cara, o beltrano está mal e vai cometer uma besteira, avise-o desse erro, ele tem maior respeito por ti, vai lá falar, ele certamente te ouvirá.

Em outras palavras, o ser geralmente está condicionado a ter determinadas reações de acordo com o que cada pessoa representa para ele. Preso a estereótipos, tende a superestimar quem conhece ou subestimar quem desconhece (ou vice-versa), de acordo como a situação o sensibiliza; as simpatias ou antipatias geradas estabalecem seus próprios pré-conceitos. Essa mesma situação se aplica à imagem que se tem de Jesus.

E o porquê disso tudo? Li num blog, recentemente, este trecho que tratava sobre liberdade, mas que reflete bem esse assunto: "Os objetivos nos quais o desejo se orienta são içados na memória do ente. E memória é reflexo do passado. Tudo isto pertence ao âmbito da temporalidade... E só se é livre sendo atemporal".

A paixão ou o ódio que se tem por determinadas pessoas e conceitos são temporais. Libertar-se destes preconceitos é saber hoje que amanhã eu os observarei com outros olhos, que os compreenderei.


Escrito por Leonard :::

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